ago 21, 2025 Destaque, João Pessoa, Vereadores 203
Raoni Mendes (DC) orientou os concessionários a comparecer à Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf)
O vereador Raoni Mendes (DC) ressaltou a importância da atualização e regularização cadastral nos cemitérios públicos, realizadas pela Prefeitura da Capital, e enfatizou que esse recadastramento tem como objetivo garantir a permanência da concessão dos espaços junto aos familiares. O parlamentar se pronunciou durante sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta quinta-feira (21).
Raoni Mendes explicou que, atualmente, João Pessoa tem cerca de 13 mil jazigos, dos quias mais 3 mil encontram-se abandonados pelos familiares. “Isso gera inúmeros problemas, dificulta a gestão, impede a organização dos espaços e prejudica aqueles que necessitam de novos recrutamentos. Outro dado que precisa ser trazido é que 90% dos concessionários não estão em dia com suas obrigações com a Prefeitura, um valor irrisório. Esse cenário, ao longo dos anos, contribui para um histórico de má prestação de serviço, que não é de hoje”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o vereador, a atualização cadastral realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb-JP), vai melhorar esse cenário. “Ela permitirá atualizar dados, informatizar os registros, criar mecanismos de maior controle e transparência, além de assegurar que os direitos das famílias sejam preservados. O propósito deste trabalho é organizar, valorizar e respeitar a memória daqueles que partiram”, enfatizou.
“É preciso deixar claro: não se trata, de forma alguma, de tomar os túmulos e jazigos das famílias. O recadastramento tem o objetivo de garantir o direito de permanência da concessão junto aos seus titulares. Por isso, o chamamento da Prefeitura para todos os concessionários”, ressaltou Raoni Mendes, orientando a todos que possuem alguma concessão a comparecer à Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro José Américo, e realizar a atualização cadastral.
“A questão dos cemitérios é uma problemática que o Município enfrenta há várias gestões”, afirmou o vereador Fábio Carneiro (Solidariedade), que geriu a Sedurb na época da pandemia de Covid-19 e disse ter enfrentado dificuldades. “Enfrentamos uma situação gravíssima de abandono total de cemitérios. Tivemos que organizar emergencialmente não só a parte de vagas, para não entrar em colapso, como ocorreu em vários estados. Aqui foi feito um esforço de várias secretarias para conseguir passar pelas dificuldades. O legado que deixamos foi que nenhum familiar tivesse o dissabor de não ter onde enterrar o seu ente querido”, declarou.
ago 25, 2025
ago 24, 2025
ago 22, 2025
ago 22, 2025