jun 04, 2022 Deputados Federais 644
O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) celebrou o início dos atendimentos dos primeiros profissionais que estão atuando através do programa Médicos pelo Brasil, do governo federal. Na oportunidade, o parlamentar lembrou do trabalho realizado à frente da presidência da comissão especial da Câmara Federal que aperfeiçoou o projeto no Congresso Nacional por meio da Medida […]
O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) celebrou o início dos atendimentos dos primeiros profissionais que estão atuando através do programa Médicos pelo Brasil, do governo federal. Na oportunidade, o parlamentar lembrou do trabalho realizado à frente da presidência da comissão especial da Câmara Federal que aperfeiçoou o projeto no Congresso Nacional por meio da Medida Provisória 890/2019.
“Essa é uma conquista de todo o povo brasileiro, principalmente daquelas pessoas que moram nos recantos mais distantes dos grandes centros e das populações mais carentes. Também é importante lembrar que na presidência da comissão especial consegui aprovar medidas que vão ampliar o alcance do programa, a exemplo da realização do exame Revalida duas vezes no ano para conseguir receber os profissionais que se formaram fora do país”, afirmou Ruy.
Outro ponto destacado pelo parlamentar foi a questão envolvendo os profissionais cubanos que já estavam no Brasil, atuando no programa Mais Médicos. “Essa era uma questão de Justiça para garantir a permanência dos 2 mil médicos cubanos que vieram ao Brasil abrindo mão de sua antiga vida com o objetivo de atender a nossa população. Eles terão a oportunidade de passar mais dois anos atuando nas mesmas condições do programa anterior e quatro chances para revalidar o diploma”, disse.
Na primeira chamada, foram convocados 529 profissionais, que já estão atuando em 24 estados brasileiros. Na Paraíba, foram oferecidas inicialmente 26 vagas, sendo 7 delas para João Pessoa. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento já foram convocados 64 profissionais para trabalhar na Atenção Primária paraibana e ao todo estão previstas 74 vagas para serem ocupadas no ano de 2022.