ago 11, 2015 Política 1075
Os trunfos sociais de Luciano Cartaxo Do Jornal Correio da Paraíba Toda gestão faz questão de, até por estratégia de marketing, ostentar suas grandes, pomposas e marcantes obras. Apesar de tê-las no seu portfólio, como a revitalização da Lagoa do Parque Sólon de Lucena e a construção de novas UPA’s, o prefeito Luciano Cartaxo parece […]
Os trunfos sociais de Luciano Cartaxo
Do Jornal Correio da Paraíba
Toda gestão faz questão de, até por estratégia de marketing, ostentar suas grandes, pomposas e marcantes obras. Apesar de tê-las no seu portfólio, como a revitalização da Lagoa do Parque Sólon de Lucena e a construção de novas UPA’s, o prefeito Luciano Cartaxo parece disposto a nadar contra a maré e apostar noutra lógica.
A lógica do poder de interferência na vida das pessoas daquelas intervenções tidas, a olho nu, como “pequenas”. A sua decisão de investir maciçamente na política municipal de creches demonstra essa opção pelo caminho mais discreto, mas não menos abrangente, combinando educação com inclusão social.
A cada inauguração, geralmente nas regiões mais periféricas da cidade, a fila de mães com pretensões de garantir matrículas dos filhos é grande. Uma demanda que revela o vácuo que existia nessa política pública e o tamanho do benefício para famílias menos providas de condições financeiras da cidade.
Os depoimentos chegam a ser comoventes. O nível dos equipamentos e estrutura à disposição de gente simples e humildes dos grotões da cidade surpreende, porque rompe com o nosso padrão de que coisa pública tem que ser de baixa qualidade, ou do jeito que der e puder.
Cartaxo também foca, além da construção de casas, em programas, como o dos cuidadores familiares, profissionais pagos para assistir a pessoas com deficiência de mobilidade, serviço somente disponível na rede privada e para quem pode pagar altas quantias. Aparentemente simples, as academias de saúde, acompanhadas de multi-profissionais, mexem com a autoestima de comunidades inteiras.
O olhar administrativo para essas áreas não deixa de ser audacioso. Na política, ninguém também se engane. É nesse contato cotidiano, olho no olho das pessoas, que Luciano – bom de corpo a corpo e carisma pessoal – fermenta sua base eleitoral, ao ter coragem de ir onde poucos foram e de ouvir muitos que nunca tiveram voz.
Por Heron Cid