set 05, 2015 Destaque 1602
Proposta de acordão político em João Pessoa contém ousadia de Ricardo, mas revela sua fragilidade para 2018 No programa Intrometidos desta segunda-feira, comandado pelo jornalista Janildo Silva e transmitido pela internet, com a participação de um respeitável grupo de debatedores, foi revelado que o governador Ricardo Coutinho teria feito uma proposta ao prefeito Luciano […]
Proposta de acordão político em João Pessoa contém ousadia de Ricardo, mas revela sua fragilidade para 2018
No programa Intrometidos desta segunda-feira, comandado pelo jornalista Janildo Silva e transmitido pela internet, com a participação de um respeitável grupo de debatedores, foi revelado que o governador Ricardo Coutinho teria feito uma proposta ao prefeito Luciano Cartaxo segundo a qual o PSB apoiaria a reeleição do petista e apresentaria o candidato à vice, com a condição de Cartaxo não ser candidato a governador em 2018, mas apenas a senador.
Lógico que Ricardo vai negar a proposta de acordo e Cartaxo não vai confirmar. Mas, registre-se que essa informação se espalha, como fumaça, nos bastidores da política de João Pessoa.
Haveria efetivamente duas ou três razões para se considerar a proposta verossímil. Trata-se do caminho mais sem dor para o governador Ricardo Coutinho prolongar seu controle total do poder político da Paraíba por mais alguns anos, além do período de seu mandato.
Se Cartaxo aceita, o PSB voltaria ao controle da Prefeitura de João Pessoa em 2018 sem precisar disputar a eleição e, tendo o petista como candidato a senador, se daria ao luxo de lançar quem quisesse como candidato a governador, com a possibilidade de grande aliança.
Verdadeira ou não, a proposta desnudaria um pouco do que pode ser a estratégia de poder do governador e o sonho socialista, e confirmaria a esperteza política um tanto ousada e abusada de Ricardo Coutinho, usada com sucesso nas duas últimas campanhas estaduais.
O problema é que, como tudo tem mais de um lado, o reverso dessa história revelaria muito da fragilidade do esquema do governador Ricardo Coutinho para a disputa das eleições de 2018, que parece ser o móvel principal da proposta.
Se for candidato a senador, Ricardo terá que renunciar ao governo em abril e quem assumirá será a vice-governadora Lígia Feliciano, do PDT. Sendo governadora, ela não vai querer ser candidata à reeleição? Se concordar em não ser candidata, vai colocar o governo na campanha? Se for preterida pelo esquema de Ricardo, o PDT não aceitará o apoio da oposição para Lígia ser candidata? Não sendo Lígia Feliciano, quem será o candidato de Ricardo?
Veja-se que existe um novelo com nós bem difíceis de serem desatados e que talvez o governador Ricardo Coutinho só consiga tendo o controle da Prefeitura de João Pessoa sem o desgaste de uma disputa e o incondicional apoio do PT. Daí, outra razão para a verossimilhança da proposta.
Insista-se num ponto: verdadeira ou não, a proposta contém todos os elementos da ousadia do governador Ricardo Coutinho, mas desnuda também muito de sua fragilidade para 2018.
mar 11, 2025
mar 11, 2025
mar 10, 2025
mar 10, 2025