nov 09, 2022 Destaque, Morte 814
O Brasil recebeu a dura notícia da morte de Gal Costa nesta quarta-feira, 9. Aos 77 anos, a cantora, que se tornou um dos maiores nomes da música popular brasileira, deu seu último suspiro. A informação foi confirmada pela equipe da artista ao site Aventuras na História, que ainda não informou maiores detalhes sobre a causa da morte […]
O Brasil recebeu a dura notícia da morte de Gal Costa nesta quarta-feira, 9. Aos 77 anos, a cantora, que se tornou um dos maiores nomes da música popular brasileira, deu seu último suspiro. A informação foi confirmada pela equipe da artista ao site Aventuras na História, que ainda não informou maiores detalhes sobre a causa da morte da cantora.
Com uma voz única e talento notável, Galfascina diferentes gerações. A artista se apresentaria no último final de semana no festival Primavera Sound, todavia, a sua participação no festival fora cancelada de última hora. A equipe da cantora informou que ela se afastaria dos palcos para se recuperar da retirada de um nódulo.
Embora tenha sido eternizada no coração dos brasileiros como Gal Costa, este não era o verdadeiro nome da cantora. Ela foi registrada como Maria das Graças Penna Burgos. O nome que marcou os palcos, na verdade, só passou a existir na trajetória da cantora bem depois.
Nasce o apelido
Em entrevista ao Jô Soares em 2013, a cantora falou sobre o tema. “Eu inseri no meu registro o Gal. Ficou Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa, porque quando eu viajava ficava Borges Maria, e quem é Borges Maria?”, disse a cantora em tom bem-humorado.
Mas quem a apelidou assim? O nome Gal foi uma ideia de Guilherme Araújo, produtor, que removeu o ‘Maria da Graça’ dos shows. Todavia, a escolha não agradou a todos. O site Memória da Ditadura repercute que o ilustre Caetano Veloso não achou uma boa escolha.
Isso porque ‘Gal’ é uma abreviatura de ‘General’, assim relacionando indiretamente a cantora ao General Costa e Silva, então presidente do Brasil durante a ditadura militar.
Fonte: Aventuras na História