jan 24, 2023 Cajazeiras, Destaque, João Pessoa, Saúde, Sousa 275
O anúncio da instalação de uma unidade do Hospital Napoleão Laureano (HNL) na cidade de Sousa causou reboliço na Sociedade Civil Organizada de Cajazeiras que culminou num forte movimento de pressão sobre os nossos representantes políticos, que atuam nos 14 municípios polarizados por Cajazeiras, com uma contundente e pertinente pergunta: por que não instalar, também, uma unidade do Hospital Laureano […]
O anúncio da instalação de uma unidade do Hospital Napoleão Laureano (HNL) na cidade de Sousa causou reboliço na Sociedade Civil Organizada de Cajazeiras que culminou num forte movimento de pressão sobre os nossos representantes políticos, que atuam nos 14 municípios polarizados por Cajazeiras, com uma contundente e pertinente pergunta: por que não instalar, também, uma unidade do Hospital Laureano em Cajazeiras? A pergunta tinha um endereço certo e foi cair providencialmente no colo de um cajazeirense de boa cepa, o médico Marcilio Mendes Cartaxo que nada mais nada menos ocupa hoje o cargo de Diretor-Geral daquele hospital.
Seria a mão abençoada do nosso Padre Rolim, que diante de mais uma hercúlea luta a ser enfrentado pela nossa Sociedade Civil Organizada, colocar o Dr. Marcilio naquela função? Não tenho dúvidas! Temos aqui aquele caso clássico, do homem certo, no local certo na hora certa. Coisas do Padre Rolim!
Instituição que leva o nome do seu idealizador, o Hospital Napoleão Laureano foi criado e instalado em João Pessoa em 1962, tornando-se referencia nacional no diagnóstico e tratamento do câncer. Hoje o Laureano é uma superestrutura hospitalar dotado de equipamentos de ponta, com 140 leitos, mais de 100 médicos, 800 funcionários, com um orçamento mensal na ordem R$ 6 milhões que atende os 223 municípios da Paraíba e estados vizinhos do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Como dirigente classista tenho afirmado reiteradamente que socioeconomicamente Cajazeiras e Sousa não competem entre sim. Elas se complementam. Mas nesse caso do Laureano a ser instalado em Sousa foi o bairrismo exacerbado aliado a um arraigado sentimento nativista que despertou a Sociedade Civil Organizada Cajazeirense para a forte cobrança sobre nossos líderes políticos para implantação de uma unidade oncológica avançada daquele hospital na terra do Padre Rolim.
A resposta veio rápida. O movimento para instalação do HNL Cajazeiras encabeçado pelo prefeito do Município, José Aldemir, com o apoio decisivo do Dr. Marcilio Cartaxo, promoveu uma reunião em João Pessoa, nesta segunda-feira (9), com os diretores da Fundação e do Hospital Laureano e a reitora do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Ana Goldfarb, onde foram anunciados os termos de uma parceria para viabilizar a vinda do benefício para nossa cidade: o município doará o terreno, o UNIFSM construirá o prédio e o HNL disponibilizará toda equipe medica necessária.
Na outra ponta, a Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano-AMASP, depois de convocada, já se manifestou positivamente em se engajar no movimento que deverá ocorrer numa grande solenidade nos próximos dias onde será formalizado e assinado um protocolo de intenções definindo as atribuições de todos os parceiros envolvidos.
O desafio está lançado. O exemplo de lutas exitosas anteriores como a conquista do curso de medicina, implantação do aeroporto e do IML, mais uma vez mobiliza a Sociedade Civil Organizada para cobrar e apoiar essa causa mais do que nobre que visa curar e amenizar a dor dos sertanejos. Que essa luta não fique pelo caminho.