O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL–PB) fez duras críticas ao colega André Janones (Avante–MG), a quem chamou de “vagabundo” e “pai da fake news” durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, nesta quarta-feira (16). A declaração ocorre um dia após Janones ter o mandato suspenso por três meses pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
“É um deputado que não trabalha, é um deputado vagabundo. Só vem aqui no Congresso faltar com a verdade, é o pai da fake news”, disparou Gilberto, ao comentar a penalidade imposta a Janones por declarações de cunho homofóbico contra o também deputado Nikolas Ferreira (PL–MG).
O paraibano também voltou a defender a cassação do mandato do colega mineiro. Segundo Cabo Gilberto, Janones “acumula polêmicas e atua mais como provocador nas redes sociais do que como parlamentar”, comentou.
O clima entre os dois já era tenso desde o episódio ocorrido no plenário da Câmara na terça-feira (15), quando Janones acusou Cabo Gilberto de agressão física, fato que o deputado do PL nega veementemente.
A suspensão de Janones foi aprovada pelo Conselho de Ética da Casa com base nas ofensas dirigidas a Nikolas Ferreira durante uma sessão, e não pela suposta agressão, que ainda é alvo de apuração. A medida impede o deputado do Avante de exercer suas funções parlamentares pelos próximos 90 dias, mantendo, contudo, salário e benefícios.