nov 24, 2025 João Pessoa, Vereadores 32
Vereador Milanez Neto (MDB) propôs a Outorga

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (24), sessão solene para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Jurídico, Joacil de Brito Pereira, ao jurista Eitel Santiago de Brito Pereira. A homenagem reuniu familiares e amigos do homenageado e foi proposta pelo vereador Milanez Neto (MDB).
O parlamentar falou sobre as motivações para entrega da honraria. “É justiça reconhecer o trabalho que Eitel realiza no campo do Direito, intelectualidade, no campo da vida social de João Pessoa e no campo da vida política. Dr Eitel é um homem que, em todas as áreas que atuou, foi com maestria e essa Comenda Joacil de Brito Pereira tem uma simbologia ainda maior na vida dele, eternizou o nome de Dr. Joacil, pai de Dr. Eitel na história da Câmara Municipal, na cidade de João Pessoa e na Paraíba”, afirmou.

Milanez Neto acrescentou que a homenagem não é apenas ao homem do jurídico, da cultura e da política, mas sim a um grande pai, esposo, irmão, um homem que na essência produziu o que há de melhor para sua vida. “Hoje subo essa Tribuna com o sentimento que vai muito além da formalidade de um ato institucional. O que celebramos aqui não é apenas a entrega de uma honraria, é um reencontro com a memória, a gratidão e a história, de uma família cuja contribuição atravessa gerações e continua moldando o destino jurídico, político e intelectual da Paraíba”, colocou.
Renato César Carneiro, membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas e também da Academia Paraibana de Letras (APL), disse que algumas afeições são inexplicáveis na vida. “Cruzamos com pessoas, cujo os espíritos são leves e nos fazem bem. Falar sobre Eitel Santiago de Brito Pereira é falar sobre sua família, pois sei que esposa, filhos e netos são os maiores tesouros que ele tem na vida. A família de Eitel diz muito sobre ele”, falou.
O filho do homenageado e ex-vereador, Lucas de Brito, enfatizou o sentimento de poder participar da homenagem. “A família toda está muito feliz, porque a Medalha de Honra ao Mérito Jurídico, Joacil de Brito Pereira, que carrega o nome do meu avô, é uma homenagem que a Câmara prestou e que muito nos sensibiliza. De lá para cá, algumas personalidades jurídicas foram homenageadas e chegou a vez do meu pai receber essa honraria. Por isso, estamos aqui para abraçá-lo e rememorar toda a sua trajetória jurídica e o legado desses mais de 50 anos de estudo do Direito. Todo esse legado é uma oportunidade de ser resgatado e rememorado nesse contexto de celebração dos seus mais de 40 anos de Ministério Público Federal, 50 anos de estudo de Direito e 70 anos de vida”, destacou.

O homenageado, por sua vez, Eitel Santiago de Brito Pereira, que na ocasião lançou o livro “A fascinante existência de Joacil de Brito Pereira”, concluiu falando da alegria de receber a honraria que leva o nome do seu pai. “É um sentimento de grande emoção e de saudade. A Câmara de Vereadores da cidade em que nasci, João Pessoa, presta essa homenagem ao meu pai, criando a Medalha do Mérito Jurídico, Joacil de Brito Pereira. Ele que faleceu em 2012 e a Medalha foi criada em 2023, ano do seu centenário. Durante esse tempo, já foram agraciados outros nomes com essa honraria e hoje eu estou aqui, emocionado com a homenagem de ter esse reconhecimento ao meu esforço como jurista. É uma Medalha que, de todas as que tenho, é a mais importante, porque tem o nome de quem eu amei muito, de um grande pai de família, um grande amigo e eu lembro dele e da minha mãe com saudade todos os dias. Muito obrigado por tudo!”, finalizou.
Participaram ainda da sessão solene os vereadores Carlão (PL) que secretariou os trabalhos, além de Rômulo Dantas (Mobiliza), Guguinha Moov Jampa (PSD) e João Corujinha (PP), como também o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB); Rogério Fialho, Desembargador do TRF da 5ª Região; Onaldo Queiroga, desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba; Rodrigo Clemente de Brito Pereira, filho do homenageado e Desembargador, representante do TRE da Paraíba; Flávio Sátiro, representante do presidente do Tribunal de Contas de Paraíba; Rui Leitão, representante da Academia Paraibana de Letras (APL), entre outros.
dez 10, 2025
nov 25, 2025
nov 25, 2025
nov 24, 2025
