maio 01, 2015 Mundo 1388
Pouco antes de amanhecer nesta quarta-feira na Indonésia, os corpos do brasileiro Rodrigo Gularte, 42, e de outros sete condenados por tráfico executados na tarde desta terça-feira foram trazidos da ilha Nusakambangan para Cilacap, em caixões brancos, alguns deles bordados. Angelita Muxfeldt, prima de Gularte e que está desde fevereiro na Indonésia, chorava muito enquanto […]
Pouco antes de amanhecer nesta quarta-feira na Indonésia, os corpos do brasileiro Rodrigo Gularte, 42, e de outros sete condenados por tráfico executados na tarde desta terça-feira foram trazidos da ilha Nusakambangan para Cilacap, em caixões brancos, alguns deles bordados. Angelita Muxfeldt, prima de Gularte e que está desde fevereiro na Indonésia, chorava muito enquanto era conduzida pelo padre Charlie Burrows, que abria caminho em meio à multidão. Segundo informações da agência AFP, uma pastora que acompanhou um dos presos em seus últimos momentos disse que os condenados se comportaram com “força e dignidade” até o fim.
O caixão de Gularte foi levado do porto de Cilacap para uma casa funerária em Jacarta, onde uma breve cerimônia foi realizada. Angelita, desolada, tocou o caixão do primo durante vários momentos. Ela cuidará dos trâmites para trazer o corpo ao Brasil.
Nos minutos que antecederam à execução, os oito condenados recusaram ter os olhos vendados e optaram por encarar o pelotão de fuzilamento, de acordo com informações da AFP. Eles entoaram cânticos religiosos, como “Amazing Grace”, segundo uma testemunha da execução, até o pelotão começar a disparar nos presos atados em postes. Um grupo de pessoas que se reuniu na cidade portuária de Cilacap – que dá acesso à ilha de Nusakambangan – segurava velas acesas e também cantava “Amazing Grace”.
Angelita acompanhou os disparos da execução à distância, ao lado do encarregado de negócios do Brasil em Jacarta, Leonardo Carvalho Monteiro, maior autoridade brasileira na Indonésia. O fuzilamento ocorreu por volta de 0h25 (horário local, 14h25m em Brasília).
Segundo a BBC Brasil, durante o encontro final com parentes, Gularte deixou um recado para a família:
“Daqui irei para o céu e ficarei na porta esperando por vocês”, declarou o brasileiro, de acordo com o encarregado de negócios do Brasil em Jacarta.
O corpo de Rodrigo Gularte será trazido ao Brasil e enterrado em Curitiba. O pedido foi feito pelo próprio Gularte, em seus últimos dias na prisão. Ainda não há data prevista para o traslado do corpo da Indonésia para o Brasil. A mãe de Gularte, Clarisse, recebeu a notícia da morte do filho acompanhada de parentes. Desde que soube que o filho seria executado, Clarisse ficou com a saúde debilitada.
Além de Rodrigo Gularte foram executados dois australianos, quatro africanos e um indonésio. A filipina Mary Jane Veloso foi poupada pouco antes da execução. Logo que chegou ao porto de Cilacap, o corpo do indonésio Zainal Abidin foi enterrado em um cemitério próximo.
PUBLICIDADE
ONU CONDENA EXECUÇÕES
O Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) criticou nesta quarta-feira as oito execuções de condenados por tráfico de drogas. O escritório do Alto Comissariado para Direitos Humanos diz que o governo pede por clemência de seus cidadãos em outros países, mas fuzila em seu próprio território.
— É incompreensível o motivo pelo qual o governo pede por clemência de seus próprios cidadãos que estão próximos da execução em outros países, e ao mesmo tempo se recusa a garanti-la por crimes menores em seu próprio país — disse o porta-voz do escritório Rupert Colville.
Ele disse ainda que é “profundamente triste que essas pessoas tenham sido privadas de suas vidas”. Colville acrescentou que a pena de morte é adotada por leis em alguns países em casos de crimes mais graves, como o homicídio.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/brasileiro-cantou-nao-quis-usar-venda-antes-de-execucao-16007777#ixzz3Yic7HC3Q
© 1996 – 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
A ÚLTIMA CANÇÃO:
Graça Maravilhosa
Chris Tomlin
Compositor: John Newton
Como doce o som Amazing grace
Que salvou um miserável como eu
Uma vez eu estava perdido, mas agora fui encontrado
Era cego mas agora eu vejo
‘T era a graça que ensinou meu coração a temer
E a graça aliviou meus medos
Quão preciosa essa graça aparecer
A hora que eu acreditei primeiro
refrão
Minhas cadeias se foram, I’v foram libertados
Meu Deus, meu Salvador , tem me resgate
E como de inundações, chuvas Seus misericórdia
amor sem fim
Graça Maravilhosa
O Senhor prometeu bom para mim
Suas palavras a minha esperança Protege
Ele será meu escudo , minha porção ser
Enquanto a vida dura
Refrão (2x)
Minhas cadeias se foram, I’v foram libertados
Meu Deus, meu Salvador , me resgatou
E como de inundação , Seus chuvas de misericórdia
amor sem fim
Graça Maravilhosa
A terra em breve se dissolverão como a neve
O sol deixar de brilhar
Mas Deus, que me chamou aqui abaixo
Será para sempre mina
Será para sempre mina
Você está sempre minha
Angelita Muxfeldt junto ao caixão do primo Rodrigo Gularte, executado na Indonésia – STR / AP
SÃO PAULO
jul 18, 2025
maio 18, 2025
jan 30, 2025
maio 20, 2024