nov 14, 2025 João Pessoa, Vereadores 16
A partir das 19h30 desta sexta-feira (14), a artista multifacetária fala sobre sua trajetória, processo de criação e inspirações para suas poesias e telas

No segundo episódio da nova temporada, o programa Nossa Gente traz a poetisa e artista plástica Daniela Pitta. A partir das 19h desta sexta-feira (14), a apresentadora Adriana Meneses conversa com a artista multifacetária sobre sua trajetória, processo de criação e inspirações para suas poesias e telas. O conteúdo é reprisado durante a programação da TV Câmara JP (canal 6.2), além de estar disponível no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp).
Durante a entrevista, a artista revela que desde a adolescência seu talento já era latente, e que gostava de criar através de programas de computador. “Nessa trajetória, chegou um momento em que quis sair do mundo digital e partir para uma coisa mais minha, mais íntima, mais própria, sem escopo definido, nem requisito, sem prazo de entrega. Daí comecei a fazer algo por mim mesma, algo para pendurar em minha casa, compartilhar com meus amigos e nas redes sociais. A pintura veio no momento de expressar muita coisa que eu não conseguia através das palavras, dando expressões a coisas que não consigo nomear”, definiu Daniela Pitta sobre sua trajetória na pintura.
Sobre a poesia em sua vida, a poetisa confidenciou que desde criança esteve envolta no universo da palavra, pois teve diários e cadernos de anotações. “Sempre gostei de escrever, é um processo que me acompanha em toda minha vida. Em determinado momento percebi que meus textos poderiam ser compartilhados com outras pessoas. Nesse amadurecimento, comecei a compartilhar com amigos e depois nas redes sociais”, ressaltou.

Após profusa produção de textos, a artista está lançando a obra ‘Atravessada’, livro sobre a compilação dos seus textos, com uma mistura de prosa e poesia. “Atravessada, porque em minhas emoções indefiníveis me sinto atravessada, com uma sensação de atravessamento pelo que mundo, pelo diálogo. Estou sendo atravessada pelo tempo. Até dezembro essa obra vai está disponível para venda”, garantiu.
A apresentadora Adriana Meneses, que também é poetiza, comentou que gravar com Daniela Pitta foi uma experiência muito gostosa, rica de cor e poesia. “Foi um bate papo bem leve e bom”, resumiu.
O programa Nossa Gente é exibido sempre às sextas-feiras, às 19h, pela TV Câmara de João Pessoa (canal aberto 6.2; 23 da TV a cabo) e fica disponível no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp). O programa também é disponibilizado em podcast e na programação da Rádio Câmara FM (88,7MHz) às sextas-feiras, no mesmo horário de exibição na TV.
A artista
Daniela Pitta de Jesus é paraibana, natural de João Pessoa. Sua trajetória profissional teve início com a sua primeira graduação em Sistemas para Internet (IFPB), onde teve a oportunidade de profissionalizar seu interesse em criação de sites e sistemas. Desde a adolescência, Daniela tinha como hobbies a criação de sites, imagens, sistemas, GIFs e outros materiais para a esfera online, sendo aqui o primeiro momento de criação profissional do seu trabalho artístico digital. Atualmente, Daniela continua trabalhando com Comunicação e Marketing, atendendo clientes de segmentos específicos, e também decidiu trabalhar diretamente com as suas paixões artísticas, criando projetos autorais. Os primeiros frutos desse movimento como artista visual surgem com o lançamento da exposição “Fricção”, e o lançamento do seu primeiro livro autoral “Atravessada” fortalece seu trabalho como escritora, compondo assim uma nova trajetória profissional, marcada pela experimentação de técnicas, sensibilidade e entrega.
nov 17, 2025
nov 16, 2025
nov 15, 2025
nov 13, 2025
