ago 07, 2025 Destaque, João Pessoa, Vereadores 22
Existe uma saúde que é mostrada nas propagandas oficiais e outra que as pessoas vivem no dia a dia de João Pessoa”, afirmou o vereador Milanez Neto (MDB)
A saúde pública de João Pessoa foi tema do pronunciamento do vereador Milanez Neto (MDB) na manhã desta quinta-feira (7), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). “Existe uma saúde que é mostrada nas propagandas oficiais e outra que as pessoas vivem no dia a dia de João Pessoa”, afirmou.
“Comemora-se o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Jaguaribe como se fosse um serviço novo em João Pessoa, mas ele veio da gestão passada. O que se inaugurou ontem não foi o serviço 24h, foi uma reforma ou uma maquiagem em mais um prédio público. É decadente, é desumano como se trata a saúde mental em João Pessoa. Os servidores tiram leite de pedra. Eles não têm segurança para prestar um bom serviço”, criticou.
Sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o parlamentar citou algumas de suas visitas recentes.“As UPAs estão totalmente destruídas, estruturalmente, e na condição dos servidores também. Há dois anos, foram prometidas duas UPAs. Onde elas estão?”, questionou o parlamentar.
Milanez Neto relatou o que presenciou quando esteve no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, também conhecido como “Trauminha”: “Conversei com cinco pacientes que estavam na enfermaria. Havia comida no chão e o banheiro estava uma imundícia. Algumas pessoas estavam lá há mais de vinte dias, sem previsão de cirurgia”.
O vereador também falou da desatenção da Prefeitura Municipal com a saúde, citando o Hospital Padre Zé como exemplo: “Teve que ‘ameaçar’ fechar as portas. Essa culpa não é da bancada do Governo, mas essa dor é sentida diariamente pelo cidadão que vai ao PSF e não tem atendimento. Não adianta mais falar que reformaram complexos e unidades de saúde. O cidadão sabe a ralidade da saúde, e pode piorar. O PCCR [Plano de Cargos, Carreira e Remuneração] para os servidores da saúde é um discurso sobre o qual ninguém mais ouviu falar”.
Em resposta ao pronunciamento de Milanez Neto, o líder do Governo, Odon Bezerra (PSB), afirmou que trará informações para discutir cada tópico exposto. Quanto ao Hospital Padre Zé, argumentou: “O tema foi debatido insistentemente nesta Casa, recebeu emendas de todos os vereadores, e isso não pôde ser repassado porque havia uma exigência de certidões. Fazer saúde é difícil, é como enxugar gelo, porque é algo que vem de gestões anteriores. Sei que está se tentando fazer o máximo pela saúde de João Pessoa”.
Milanez, então, concluiu: “Sei que debater sobre saúde é sempre um constrangimento, porque a realidade que trago aqui é verdadeira. Estou buscando justiça para que o cidadão não pague essa conta”.
Palavras-chave
out 05, 2025
out 04, 2025
out 03, 2025
out 02, 2025