ago 27, 2025 João Pessoa, Vereadores 18
A visita ocorreu na manhã desta terça-feira (27), na Câmara Municipal de João Pessoa.
Alunos do 4º ano do colégio Evolução foram recebidos, na manhã desta quarta-feira (27), pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A visita faz parte do projeto ‘Escola na Câmara’, da Escola do Legislativo Celso Furtado, em que estudantes vêm à Casa Legislativa e assistem a uma palestra sobre as funções da Câmara Municipal e dos vereadores.
A vereadora Eliza Virgínia (PP) destacou que a visita é de muita relevância para que os estudantes tenham uma visão mais esclarecedora sobre o papel da Casa Legislativa. “Eles podem ter, de repente, até o desejo de serem políticos um dia. Tenho certeza de que isso vai despertar um interesse muito grande neles para a política”, afirmou.
O diretor da Escola Legislativa, Paulo Eduardo de Sá Barreto, enfatizou a importância de proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender sobre o Poder Legislativo diretamente: “Hoje, recebemos mais uma vez o Colégio de Evolução, que tem uma proposta de usar os representantes de turma para falarem na tribuna e entregarem cartas com reivindicações aos vereadores. Eles fazem esse treinamento de participação cidadã, elegendo representantes de sala e apresentando propostas e reivindicações através das cartas e, aqui, conseguimos tirar as dúvidas das crianças”.
A coordenadora Raquel Queiroz explicou que os alunos estão estudando sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e que as turmas do 4º ano são preparadas para participar ativamente da visita: “Os três poderes são objeto de estudo deles. Então, é a oportunidade de participar de forma intensa e significativa, de saber onde, como os vereadores trabalham e o que eles fazem. Esse contato com os vereadores é essencial, porque os alunos conseguem vivenciar o que estudaram. Eles participaram de uma palestra antes de vir, fizeram uma pesquisa em casa, além de um levantamento sobre o que o seu bairro precisa, redigiram cartas e elegeram qual representaria a turma. Foi realmente toda uma estrutura voltada para que eles compreendessem o processo e para que já tivessem esse senso de pertencimento, que é o que nós mais queremos, desenvolver esse tipo de cidadão, que pensa, reflete, argumenta, vai em busca dos seus sonhos, não se acomoda e questiona”.
Para a professora Íris Charlene, as crianças podem realmente ‘colocar a mão na massa’: “A gente estuda, pesquisa e depois trazemos as crianças para essa realidade, para que possam perceber como tudo realmente acontece. Aqui, eles conseguem assimilar com mais facilidade todas essas atividades, esses objetos de conhecimento que a gente trouxe à tona para eles. Nós estávamos trabalhando os três poderes, o cidadão dentro da sociedade, como ele deve se comportar, o que eles precisam exigir, a consciência que eles têm do que fazem, de exigir os seus direitos, fazer cumprir as leis”.
O estudante do 4º ano, João Vasconcelos, relatou sobre a visita: “Foi muito legal e divertida. Aprendi muitas coisas. Eu já sabia, na verdade, porque a tia me ensinou muito bem. Acho que o trabalho dos vereadores é muito importante para melhorar a convivência da nossa população”. A colega, Maria Luísa, reforçou: “Acho que os vereadores fazem um trabalho muito importante para a nossa sociedade, criando leis para a nossa cidade viver melhor e em harmonia”.
Pai de uma das alunas do 4º ano, o secretário da Saúde do Município, Luís Ferreira, expôs sua felicidade por poder acompanhar sua filha e vê-la vivenciando um pouco do seu trabalho, como são criadas as leis e como o trabalho da Câmara Municipal influencia na atuação dele como secretário. Janine Lucena, secretária-executiva da Saúde, também presente na ocasião, afirmou que o prefeito Cícero Lucena (PP) também receberá os estudantes para sanar suas dúvidas e ressaltou que a harmonia entre os Poderes Legislativo e Executivo é essencial para uma atuação ainda mais eficiente.
ago 27, 2025
ago 27, 2025
ago 27, 2025
ago 27, 2025