jan 18, 2017 Destaque, Política 1049
O painel de debates do Master News dessa segunda (16) teve como foco o racha eminente dentro do PMDB. Nena Martins, Rui Galdino, Fábio Bernardo e Estefano Wanderley comentaram o estremecimento que passa o partido com a polarização do senadores Raimundo Lira e José Maranhão. A polarização tem um pomo da discórdia bem definido: reatar […]
O painel de debates do Master News dessa segunda (16) teve como foco o racha eminente dentro do PMDB. Nena Martins, Rui Galdino, Fábio Bernardo e Estefano Wanderley comentaram o estremecimento que passa o partido com a polarização do senadores Raimundo Lira e José Maranhão.
A polarização tem um pomo da discórdia bem definido: reatar a aliança política com o governador Ricardo Coutinho.
Estefano diz que os políticos “de voto” estão com o senador Lira: “Apenas Manoel Júnior e o próprio Maranhão são nomes de vulto que não apoiam uma conversa com Coutinho”. Ainda segundo Stefano, uma aproximação com governo resgataria a integridade do partido.
Nena disse que “essa confusão sempre acontece entre as eleições”. Ela avalia o senador Maranhão sempre é forte e radical, por essa liderança acaba afastando aliados. Enquanto isso, Lira “ressurgiu das cinzas e trouxe resultados”.
Já Fábio Bernardo avalia que a força política de Lira é maior que a de Maranhão. Fábio aposta que a tendência é Lira se fortalecer dentro do partido e não sair. A conduta do senador Maranhão é a causa da adesão de aliados ao senador Lira: “Maranhão está conseguindo destruir o PMDB. Ele governa para resolver os problemas dos seus parentes”. Segundo Fábio, o senador Maranhão desagrada seus correligionários ao tratar com prioridade as causas políticas de sua família.
Rui Galdino aponta que o PMDB perdeu importantes nomes como Wilson Santiago e Wilson filho, Benjamin Maranhão, Trocolli Júnior e Gervásio Maia: “E fora vários prefeitos, vices e vereadores pela Paraíba afora. O que Maranhão realmente quer?”. As perdas parecem não importar Maranhão, mesmo quando o partido parece saturado do seu comando: “o PMDB cansou de Maranhão”.
nov 04, 2024
nov 04, 2024
out 25, 2024
out 24, 2024