nov 19, 2025 Destaque, João Pessoa, Vereadores 86
Vereador Marcos Henriques (PT) propôs a discussão

Na tarde desta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão especial para debater sobre as mulheres empreendedoras. A solenidade reuniu representantes de entidades que trabalham com mulheres que empreendem na cidade e foi proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT).
O parlamentar falou sobre a importância do debate a respeito do papel e da importância das mulheres empreendedoras. “Todos nós precisamos avaliar a importância que a mulher tem para o empreendedorismo, e o que o poder público e a iniciativa privada podem fazer para qualificar os espaços e estar ao lado dessas mulheres. Grande parte delas são artesãs, produzem seu próprio material e estão ali, na luta, por espaços importantes, para que elas possam vender suas mercadorias. Essa discussão também é sobre a inclusão da mulher no mercado de trabalho, de uma maneira ampla e geral”, afirmou.
Cristiane Oliveira, representante do Banco do Nordeste, disse que a instituição financeira não é apenas uma apoiadora, mas acredita na liderança feminina. “Eu não trago apenas a palavra do crédito, como gestora da instituição, que tem ações concretas. O Banco do Nordeste sabe que a mulher quando empreende está inovando, transformando e incluindo”, acrescentou.
Wilson Martinez, idealizador da Feira Brasil Mostra Brasil, destacou que existe uma parceria, com o intuito de fazer crescer o número de mulheres empreendedoras. “Digo sempre que a força não é do homem, a força é da mulher, porque ela é mãe, cuida do marido, da casa e ainda tem vontade de empreender”, colocou.
“A partir da pandemia de Covid-19 ficou muito claro para o Sebrae que empreender, para as mulheres, é diferente. As mulheres que empreenderam nesse momento mostraram para o Sebrae que tratar as mulheres empreendedoras de forma diferente era necessário. Não é uma questão de diferenciar por diferenciar, porque as mulheres buscam uma equidade de oportunidades, porém elas saem de pontos distintos”, defendeu Renata Câmara, representante do Sebrae – PB.
A presidenta da Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME) e CEO da Casa Empreendedora Hub, Fany Miranda, que na ocasião recebeu um certificado de reconhecimento do vereador Marcos Henriques, enfatizou a importância da Casa do Povo trazer a temática. “Hoje é um dia muito especial, pois estamos comemorando o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A Câmara fazer essa abertura para que tenhamos acesso e voz, para que possamos conversar sobre o assunto, proporcionando uma troca, é muito importante para que essa Casa venha a entender melhor as nossas necessidades e caminhar junto com a gente”, ponderou.

Segundo Fany, a AME é uma desenvolvedora de mulheres para o empreendedorismo que atua há 10 anos no estado. “Inicialmente, trabalhávamos apenas com mulheres em situação de vulnerabilidade, pessoas que realmente não sabiam para onde ir, mas que hoje já são profissionais de alto padrão, que se desenvolveram e possuem suas lojas físicas, organizaram suas famílias. Porque não é só sobre finanças, é sobre transformação de vidas”, concluiu.
nov 19, 2025
nov 19, 2025
nov 19, 2025
nov 19, 2025
