dez 15, 2025 João Pessoa, Vereadores 20
Vereador Fábio Lopes (PL) foi o autor da propositura

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (15), sessão especial para debater questões relativas à segurança pública. O vereador Fábio Lopes (PL) foi o autor da propositura.
O parlamentar justificou a realização da sessão. “Trouxemos esse tema, sobretudo, pelo alarmante crescimento da instabilidade e do caos que estão acontecendo em várias cidades do Brasil. Estamos realizando essa sessão para escutar, de forma técnica, cada uma dessas instituições, para que possamos entender e nos aprofundar cada vez mais sobre o tema. Vemos que esse movimento está acontecendo em vários países, inclusive aqueles que estão em guerra. A situação deles é diferente, mas nós temos uma guerra interna. Se os países lá fora investem tanto em segurança pública e nas forças de segurança, aqui, nas nossas cidades e estados, precisamos ter um olhar diferenciado para investir cada vez mais em segurança pública”, afirmou.
O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) disse que está acompanhando o debate ferrenho sobre a segurança pública em todo o Brasil. “A grande maioria dos debates sobre segurança pública fala de tudo sobre o assunto. Tem ideia e solução para tudo. Mas, dificilmente nós encontramos um parlamentar, um chefe do Poder Executivo, que saiba o essencial da segurança pública, que é o tratamento do homem e da mulher da segurança pública. Como podemos falar de segurança pública sem tratar bem o homem e a mulher? Como vou falar para um soldado da Polícia Militar da Paraíba que deu o sangue para a segurança pública, com o pior salário do país? Precisamos avançar muito nesse sentido e entender que segurança pública não é despesa e sim investimento”, defendeu.
O comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Vitor Freire, falou que, em João Pessoa, se tira recursos do próprio município e para repassar para a Guarda Municipal, não havendo nenhum partidarismo. “Segurança pública é o clamor de todos os estados e municípios brasileiros”, pontuou.
“Se estamos aqui debatendo sobre segurança pública é porque algo deu errado. A sociedade precisa confiar na polícia, e a polícia, por sua vez, precisa tratar bem a comunidade, separando o joio do trigo. O grande embate que nós devemos travar é contra o crime organizado, pois não queremos que a cidade se transforme em um Rio de Janeiro”, colocou Jeová Quirino, representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Flaviano Gusmão, representante da União dos Militares da Paraíba, defendeu que o problema não é só sobre a segurança pública em si, e sim sobre a sociedade no contexto geral. “O nosso problema em relação à segurança pública é muito mais amplo. Nós devemos investir no que fortalece a segurança pública, que consiste no desenvolvimento econômico e educação”, pontuou.
“Nós precisamos lutar contra o crime. Se voltarmos um dia para o Congresso Nacional, lutaremos por um piso nacional que inclua todos os agentes da segurança pública do nosso estado e país”, prometeu o suplente de deputado federal, Major Fábio (PN).
Morgana Macena, representante do Instituto Alerta Brasil, destacou que não existe segurança pública sem um trabalho de base, sem a conscientização dos alunos nas escolas. “A prevenção da violência deve ser matéria de escola pública”, argumentou.
Ao final da sessão, o vereador Fábio Lopes entregou Voto de Aplausos ao Cabo da Polícia Militar Jackson Figueiredo.

Participaram ainda da sessão especial Andreia Melo, delegada civil, representante da Delegacia Geral da Paraíba; Major Nadja Ramalho, representante do Corpo de Bombeiros; entre outros.
dez 17, 2025
dez 16, 2025
dez 16, 2025
dez 16, 2025
