abr 13, 2016 Destaque, Dicas 1052
O instituto The Vision Council concluiu através de um estudo, que o uso prolongado de telas como monitores, celulares, televisões, tablets e outros tipos de telas eletrônicas, podem danificar as células da retina e causar problemas na visão no longo prazo. Através da pesquisa foi identificado que 68% das pessoas que nasceram na década […]
O instituto The Vision Council concluiu através de um estudo, que o uso prolongado de telas como monitores, celulares, televisões, tablets e outros tipos de telas eletrônicas, podem danificar as células da retina e causar problemas na visão no longo prazo.
Através da pesquisa foi identificado que 68% das pessoas que nasceram na década de 90 sofrem os efeitos da chamada “Tensão nos olhos”, que ocorre com a visualização prolongada de telas. Um dos fatores que prejudicam a visão,é a própria luz emitida pelos aparelhos que deixam os olhos secos, irritados e avermelhados.
Segundo alguns médicos o uso prolongados de telas e computadores, ocasionam outros problemas, como fadiga ocular, visa embaçada, lacrimejamento e dor de cabeça.
Precauções
Segundo os instituto The Vision Council a pesquisa indicou que a melhor forma de atenuar os efeitos ocasionados pelo uso excessivo de telas, são pausas a cada 20 minutos entre 20 à 30 segundos para descansar os olhos.
Segundo o Dr. Irineu Antunes Neto oftalmologista especializado em cirurgia de catarata e cirurgia refrativa, é necessário evitar os excessos para ter uma boa visão até a idade mais avançada. O descuido diário irá gerar problemas mais graves de saúde ocular no futuro, portanto é preciso conscientizar as pessoas dos cuidados com sua visão desde cedo.
Outra forma de reduzir os efeitos nocivos de telas é geral é reduzir o brilho e deixar as cores menos vibrantes, quanto mais calibrado o monitor com a luz ambiente menor é o esforço dos olhos.
Caso o desconforto ocular seja freqüente é importante procurar um especialista para identificar o que pode estar acontecendo.
A Presbiopia ou vista cansada esta associada ao envelhecimento da população, e aos hábitos que podem acelerar este processo, a doençaconsiste na dificuldade de leitura para objetivos perto dos olhos, como um livro. Via de regra a doença atinge as pessoas com idade superior a 55 anos, e até pouco tempo o único tratamento era o uso de óculos. Porém, hoje em dia é possível fazer o tratamento realizando o implante de lente multifocal, que substitui a lente natural do olho e o paciente consegue enxergar melhor sem a necessidade dos óculos.
A tecnologia a laser também pode ser usada no procedimento oferecendo ótimos resultados, um dos equipamentos mais modernos hoje em dia é o laser Femtosegundo que aumenta a confiabilidade e segurança da cirurgia, explica o Dr. Irineu Antunes Neto.
Mesmo com tratamentos avançados é importante cuidar da visão durante toda a vida, para desfrutar ao máximo da felicidade de enxergar.
Fonte: Cenário Mato Grosso
out 25, 2024
out 24, 2024
out 24, 2024
out 24, 2024