set 11, 2025 Vereadores 12
Guguinha Moov Jampa (PSD) sugeriu a criação de uma comissão para ir ao Dnit e protocolou solicitação de audiência pública sobre o tema
O vereador Guguinha Moov Jampa (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão desta quinta-feira (11), para cobrar a conclusão das obras da BR 230, no trecho que liga a Capital paraibana a Cabedelo. O parlamentar citou os transtornos de mobilidade urbana que as obras tem causado, trazendo insatisfação de pessoenses e cabedelenses.
“Dá para ver o caos que João Pessoa e Cabedelo vêm sofrendo com aquela obra, que parece que não tem fim. Temos 12 deputados federais e três senadores. Será que não tem um que peça ao Ministério dos Transportes para fazer alguma coisa pelo povo da Paraíba, pelos moradores de João Pessoa e Cabedelo?”, declarou Guguinha Moov Jampa, sugerindo a criação de uma comissão de vereadores para ir ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes solicitar explicações. “Peço que esta Casa seja realmente protagonista, para ir ao Dnit saber qual o real motivo para aquela obra não andar e não acabar”, propôs.
O parlamentar comentou os transtornos enfrentados pelos cidadãos que tentam fazer a travessia entre João Pessoa e Cabedelo pela BR. “São duas horas de trânsito para poder passar do local da obra. Aí, a população corre para o bairro do Bessa, que está um caos. Na verdade, a mobilidade urbana está um caos, com obras que prejudicam quem quer ir para o seu trabalho, e a gente não tem uma resposta de ninguém. Nós, vereadores, precisamos fazer algo para que a população de João Pessoa e de Cabedelo não sofra como vêm sofrendo, principalmente em horário de pico”, declarou.
“Já protocolei, nesta Casa, um pedido de audiência pública para que a gente convoque os nossos deputados federais, senadores e o Dnit para explicar o porquê de uma obra que perpassa governos federais e não é concluída. Venho aqui implorar para que a gente possa resolver esse problema e dar uma atenção à população de João Pessoa, de Cabedelo e das demais regiões de passam por ali”, concluiu Guguinha Moov Jampa.
O vereador Fábio Carneiro (SDD) destacou que a obra afeta milhares de cidadãos e está perto de completar 10 anos. Ele afirmou que, recentemente, o Dnit se posicionou, informando que até o fim deste ano seriam entregues quatro passarelas para pedestres, um viaduto e toda a iluminação pública do trecho entre os quilômetros 2 e 13 da rodovia, entre Cabedelo e João Pessoa, com investimentos totais de R$ 230 milhões.
“Temos que saber o que mudou, porque esta informação é do começo do ano, e sabemos que vai se iniciar um verão. O caos aumenta, porque grande parte da população paraibana veraneia nas praias de Cabedelo. Então, temos que ter a confirmação de que essas obras irão avançar ainda em 2025, ou entraremos neste verão com o caos”, declarou Fábio Carneiro.
O vereador Carlão (PL) salientou que toda obra causa transtornos, mas que é preciso dar respostas à população. “Temos que valorizar o pessoense, o cabedelense e todos que saem do mundo inteiro para visitar nossa cidade. A política precisa atender o povo. A gente sabe que para fazer a obra vai ter percalços, que vai ter tribulações, mas a gente precisa dar uma resposta”, declarou Carlão, apoiando a criação da comissão, assim como solicitando a mediação do vereador Marcos Henriques (PL) com o Governo Federal para buscar uma solução.
set 15, 2025
set 15, 2025
set 12, 2025
set 12, 2025