out 02, 2025 Vereadores 34
Guguinha Moov Jampa (PSD) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde que utilize a tecnologia para facilitar o serviço de saúde
Na sessão ordinária desta quinta-feira (2), o vereador Guguinha Moov Jampa (PSD) solicitou ao secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira, que disponibilize a possibilidade de marcação de consultas através do aplicativo ‘Na Palma da Mão’. O parlamentar defendeu que, nos dias de hoje, é inaceitável que a população tenha que chegar ainda de madrugada para conseguir fichas de atendimento.
“Gostaria de pedir à Secretaria de Saúde do Município, ao secretário Luís Ferreira, à equipe, para aplicar, urgentemente, o serviço de marcação de consultas no aplicativo ‘Na Palma da Mão’, para que a sociedade, não corra mais perigo saindo às quatro, cinco horas da manhã, podendo ser assaltada, como já aconteceu várias vezes, e possa usar o celular para marcar esse serviço”, solicitou Guguinha Moov Jampa, destacando que a Gestão Municipal prometeu a implantação desse serviço em sete dias, mas já se passaram 15 desde a promessa e o serviço ainda não foi implantado.
Ele lembrou ainda seu projeto de lei, que foi rejeitado na Casa, sobre o ponto eletrônico para médicos nas unidades de saúde para também pedir a garantia da presença dos médicos nas unidades. “Também faço um apelo à Secretaria de Saúde para garantir o direito dos cidadãos de que o médico esteja na unidade de saúde. Não estou aqui para apontar o dedo ou ser contra médicos. O médico é servidor público igual a mim, a você, a qualquer um. Por que ele tem direito de faltar a hora que quer, sem dar satisfação, quando tem 30 pessoas esperando pelo atendimento? O que estou fazendo aqui na tribuna é garantir que a população tenha seu atendimento, e vou lutar até meu último dia de mandato”, enfatizou, acrescentando que vai fiscalizar a presença dos profissionais nas unidades de saúde.
“Acredito que temos que ter a responsabilidade de cobrar até o dia em que o cidadão possa entrar no aplicativo ‘Na Palma da Mão’ e conseguir sua vaga para ser consultado. Esse é um direito básico que a Secretaria de Saúde não pode negar”, afirmou Fábio Carneiro (SDD), salientando que o método de distribuição de fichas é ultrapassado e que é preciso utilizar a tecnologia à disposição.
O vereador Milanez Neto (MDB) também se posicionou a favor do uso da tecnologia para agilizar a marcação das consultas. “A distribuição de fichas é da década de 30. A atual gestão preza tanto pela tecnologia e gasta tanto com ela, mas, na hora de oferecer a tecnologia que o povo espera para facilitar o processo, ela não serve, não chega. Espero que na próxima terça-feira esse serviço já esteja implantado”, desejou o parlamentar.
out 03, 2025
out 02, 2025
out 02, 2025
out 02, 2025