ago 12, 2025 Destaque, João Pessoa, Vereadores 54
Milanez Neto (MDB) voltou a afirmar que a saúde apresentada pela bancada de situação não condiz com a realidade
Em pronunciamento nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Milanez Neto (MSB) voltou a criticar a saúde pública do Município. De acordo com ele, a bancada de situação apresenta um cenário que não existe.
Falta de medicamentos e atendimentos nos Postos de Saúde da Família (PSFs) e a demissão de anestesistas e plantonistas foram algumas das queixas reiteradas pelo parlamentar. Ele também cobrou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os servidores da saúde, que, segundo afirmou, fora prometido em campanha pelo prefeito Cícero Lucena (PP). Milanez refutou uma possível argumentação de falta de recursos para justificar as faltas citadas: “E o que se gasta com publicidade para enganar o povo da cidade? O cidadão é quem sustenta essa cidade e não merece viver tamanha mediocridade”.
Outro tema abordado pelo parlamentar foi a educação em João Pessoa. Após a sessão especial realizada ontem (11), na CMJP, para discutir a implantação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), Milanez defendeu o fortalecimento do municipalismo: “A discussão sobre a educação nos leva a um debate sobre o fortalecimento do municipalismo. A vida do cidadão não está no Congresso Nacional. É aqui que estamos vivendo a realidade da nossa educação”.
Sobre a educação, o vereador Fábio Carneiro (Solidariedade) contribuiu: “Cada vereador aqui sente na pele quantos pedidos recebemos de mães que precisam trabalhar e não conseguem vagas nas creches. É uma situação que se reflete na mão de obra, na qualidade de vida das pessoas, nas famílias e até na geração de emprego e renda”. Quanto à saúde, Fábio ressaltou que busca ser justo no reconhecimento do que a Gestão Municipal tem feito: “Apesar de todo o empenho do secretário de saúde do Município, vejo que falta custeio para manter uma estrutura daquela. Acredito que para o progresso da saúde de João Pessoa, os governos municipal, estadual e federal precisam estar juntos”.
Também em aparte, o vereador Carlão (PL) concordou: “A gente não pode dizer que a saúde da cidade está boa e nem que as pessoas que vão aos Postos de Saúde são atendidas e encontram medicamentos. A propaganda funciona só na rádio e na TV, mas, na vida das pessoas, não. A saúde precisa ser vista de uma forma que vá além das propagandas”.
O vereador Guguinha Moov Jampa (PSD) ainda acrescentou a respeito da educação: “A preocupação hoje é principalmente em relação ao MEC. A gente tem que estar preocupado com os assuntos da cidade. É importante a gente trazer os problemas, discutir e mostrar a nossa preocupação com os problemas de João Pessoa”.
Milanez, então, concluiu: “A Casa do Povo é isso, um bom debate. Começaremos a ter mais recursos quando pararmos de gastar com propagandas para mostrar coisas que não são reais. Eu quero uma saúde digna”.
Palavras-chave
out 05, 2025
out 04, 2025
out 03, 2025
out 02, 2025