jan 30, 2016 Destaque, Jornalismo 2535
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já acumula 15 ações cíveis e criminais contra jornalistas e personalidades por declarações consideradas injuriosas ou ofensivas, informou a colunista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. Na semana passada, durante um encontro com blogueiros, o político havia alertado sobre a iniciativa. “Comecei a processar jornalistas. Quando processo jornal, […]
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já acumula 15 ações cíveis e criminais contra jornalistas e personalidades por declarações consideradas injuriosas ou ofensivas, informou a colunista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.
Na semana passada, durante um encontro com blogueiros, o político havia alertado sobre a iniciativa. “Comecei a processar jornalistas. Quando processo jornal, o dono do jornal se livra do processo jogando a culpa no jornalista. Então, eu falei: vou começar a processar jornalista para ver se a gente recupera a dignidade da categoria e as pessoas verem que quando escrevem alguma coisa prejudicando alguém aquilo tem consequência”, declarou.
Segundo o advogado de Lula, Cristiano Martins, a decisão sobre os processos foi tomada há um ano. “Observamos que havia relação entre informações falsas que eram publicadas e a abertura de investigações contra o ex-presidente. Decidimos impugnar as próprias reportagens, além de buscar reparação à honra de Lula”, explicou.
A ação mais recente é contra o apresentador, empresário e pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Dória Jr. Lula quer que ele explique as declarações em que teria sugerido a prisão dele, além de chamá-lo de “sem vergonha” e “cara de pau”.
Fonte: Portal Imprensa