jul 18, 2015 Destaque, Política 980
UM APOIO PELO OUTRO! Não deve sair de graça o apoio do PSB ao PMDB em Campina Grande nas eleições municipais de 2016. É que para fechar a aliança, a legenda do governador Ricardo Coutinho (PSB) pode exigir reciprocidade da sigla do senador José Maranhão (PMDB) em João Pessoa. A tese foi defendida, em entrevista […]
UM APOIO PELO OUTRO! Não deve sair de graça o apoio do PSB ao PMDB em Campina Grande nas eleições municipais de 2016. É que para fechar a aliança, a legenda do governador Ricardo Coutinho (PSB) pode exigir reciprocidade da sigla do senador José Maranhão (PMDB) em João Pessoa. A tese foi defendida, em entrevista nesta terça-feira (14), pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, que também é filiado ao PSB. Segundo o parlamentar, a possibilidade de uma exigência de reciprocidade é real e acima de tudo natural.
“Á medida que o PSB pode fazer um gesto em Campina Grande, apoiando a candidatura do PMDB, ele também pode exigir um gesto em João Pessoa, pedindo reciprocidade de apoio do PMDB ao PSB, isso é possível e natural”, disse.
Ao preço de hoje, no que diz respeito à Rainha da Borborema, o PMDB de José Maranhão e do grupo Vital do Rêgo tem a preferência da candidatura própria, no entanto, o martelo só pode ser batido no ano eleitoral, após conversas, alianças e articulações entre as agremiações aliadas.
“Para ser sincero eu não senti, da parte do governador, que eu sou o candidato de preferencia dele, eu acho que o governador está esperando o PMDB, que tem andando ao lado do PSB, no sentido de encontrar uma saída não só para Campina Grande, mas também para João Pessoa e para a Paraíba como um todo. Eu acho que nessa conjectura é que vamos decidir qual o melhor caminho para os municípios da Paraíba, entre eles, João Pessoa e Campina Grande”, ressaltou Galdino.
Ainda conforme Galdino, a aprovação, pelo diretório municipal do PMDB, da tese de candidatura própria em João Pessoa, não deve atrapalhar o grupo, já que a candidatura oficial só será lançada em 2016 e, até lá, muita águas podem rolar.
“Uma coisa independe da outra, eu acho que precisamos desarmar os espíritos e encontrar uma solução, até porque estamos unidos, apoiando o governador Ricardo, então é importante que os partidos aliados comecem a dialogar e encontrem uma solução conjunta”, ressaltou.
DECISÃO DA NACIONAL
A candidatura própria do PSB em João Pessoa, conforme orienta a executiva nacional é legítima, mas antes deve atender à realidade de cada localidade, conforme Galdino.
“É legítima e natural que a executiva nacional pense dessa maneira, todavia a Paraíba tem particularidades e Ricardo Coutinho (PSB) nosso comandante e chefe do nosso agrupamento político vai saber conciliar o que quer a Nacional e o que pensa a Paraíba. O caso de Campina Grande está associado neste debate. Vamos dialogar com o pensamento da decisão da Nacional e com as particularidades do nosso Estado”, destacou Adriano Galdino que lembrou ainda que a executiva Nacional não queria aliança com o PT e o PSB estadual foi contra, mas acabou saindo vencedor das últimas eleições.
Márcia Dias-Do Pbagora