jun 04, 2015 Geral 4110
Por Marcos Marinho A Rede de Farmácias Dias, com sede em Campina Grande e lojas espalhadas por várias cidades da Paraíba, inclusive João Pessoa, resolveu brindar em comemoração ao Dia dos Namorados dois casais apaixonados com jantar no restaurante Casa Galiotto, um dos mais requintados do Estado. Página da promoção da Farmácia Dias A […]
Por Marcos Marinho
A Rede de Farmácias Dias, com sede em Campina Grande e lojas espalhadas por várias cidades da Paraíba, inclusive João Pessoa, resolveu brindar em comemoração ao Dia dos Namorados dois casais apaixonados com jantar no restaurante Casa Galiotto, um dos mais requintados do Estado.
Página da promoção da Farmácia Dias
A promoção, cuidadosamente preparada pela agência ‘Mais’, consiste na publicação de uma foto do casal em espaço próprio disponibilizado nos perfis da empresa nas redes socais (Facebook, Instagran…) e onde o internauta pode votar escolhendo a que entender mais bonita ou interessante. As duas mais votadas serão as vencedoras da promoção, de acordo com o regulamento publicado na internet.
A foto censurada pela Farmácia Dias
Centenas de fotografias estão concorrendo, mas uma em especial gerou um grande constrangimento para a direção da empresa por envolver um casal considerado pela mesma fora dos padrões tradicionais – duas moças se abraçando -, e foi deletada sob a justificativa de ter ferido o regulamento, que por sua vez, conforme A PALAVRA verificou, nada regula a respeito do namoro gay.
O único artigo do regulamento que trata sobre desclassificação (art. 14) é vago demais: “Serão automaticamente desclassificados todos os participantes que tentarem desrespeitar qualquer um dos itens deste regulamento, ou ainda, utilizarem quaisquer meios fraudulentos para obter benefício próprio ou para terceiro, para o que não será obrigada a comunicar, notificar ou avisar o participante”.
A foto censurada foi postada pela estudante Alana Lima, campinense hoje morando em João Pessoa, e já estaria com 2.500 votos, condição que lhe colocava como franca favorita a ganhar um dos dois jantares. “Ontem me inscrevi nessa promoção e em um dia de inscrição já havia recebido quase 2500 votos. Hoje fui surpreendida pela mensagem de que a foto publicada feriu o regulamento e foi desclassificada”, lamentou.
O ato preconceituoso da Farmácia Dias logo começou a receber o repúdio de milhares de internautas, gerando um desconforto sem precedentes na área de marketing do grupo que, por enquanto, ainda permanece sem se pronunciar.
Em repúdio à censura da sua foto, assim se manifestou Alana, pelo Facebook:
“PUBLICIDADE E BOICOTE – “Em tempos de cólera”, minha luta é para que o amor prevaleça. Temos notícia de um massivo boicote virtual à empresa O Boticário, por veicular campanha publicitária que ilustra o dia dos namorados com qualquer combinação de pares. Esse boicote é uma tentativa de censurar um sentimento real, a forçar a omissão de um grupo de pessoas do convívio social, de negar o espaço e a nomenclatura numa data comemorativa.Se queremos visibilidade, que o boicote seja a quem exclui, discrimina, marginaliza. Que seja às empresas que, ao fazer publicidade, incitam o público-alvo ao desamor. Que seja PRINCIPALMENTE aos políticos, nas urnas, que basicamente decidem muito dos rumos que nossa sociedade vem a tomar.
Como sabem, ontem me inscrevi na tal promoção dos namorados#NamoroEmDias da # FarmáciaDias e, em em um dia de inscrição, nossa foto, com o apoio dos amigos, já havia recebido quase 2500 votos. A campanha publicitária consiste na inscrição de uma foto do casal de namorados e as duas fotos mais votadas, ao final do prazo da promoção, serão premiados com dois jantares, para os dois casais ganhadores, em um restaurante de Campina Grande.
Hoje fui surpreendida pela mensagem de que a foto publicada “feriu o regulamento e foi desclassificada”. Reli o regulamento a fim de encontrar em que o havia desrespeitado, e sinceramente, não compreendo. Ou gostaria de não compreender. Teria essa imagem algum ‘material impróprio”? Anexei a imagem do regulamento (encontrado em http://maiscloud.com.br/ namoroemdias/regulamento) para que tentem encontrar em que estaríamos infringindo qualquer cláusula.
Aliás, outras fotos ferem sim o regulamento no que tange à proibição de participação por parte de funcionários, e estas continuam a receber votos.
Solicitei explicações para a empresa, mas divido com vocês minha indignação por tão flagrante preconceito.
Lamentável.
Campanha publicitária de dia nos namorados que só reconhece alguns formatos de casal, divulga uma imagem negativa da empresa. Tiro no pé.
Amigos, estão todos autorizados – e aconselhados- a compartilharem o fato para que ganhe visibilidade!
Abraços!”
‘SOCIEDADE MACHISTA’
Em outra postagem Alana mostra toda a sua indignação com o que chama de sociedade machista. “Lutamos diariamente contra os pré-conceitos impostos por uma sociedade hipócrita e machista e estamos no nosso direito de ser quem somos e amar quem quisermos amar!! Fizemos campanha, mobilizamos grupos de apoio a nossa causa, e não foi pelo jantar em um bom reataurante. Foi pela inclusão. Pelo amor que sentimos uma pela outra, foi para mostrar que existimos, que amamos e somos felizes… @farmaciadias #farmáciadias. Lamentável essa postura, lamentável sua falsa política de inclusão. O que me doe, é saber que foi esta imagem que feriu o regulamento.